O Servo de Deus Dom Inácio João Dal Monte foi o quarto bispo da Diocese de Guaxupé e deixou um testemunho profundo de humildade, caridade e amor ao povo de Deus.
Nascido em Ribeirão Preto no dia 28 de agosto de 1897, Dom Inácio tornou-se frade capuchinho e dedicou toda a sua vida à oração, à evangelização e ao cuidado dos mais pobres. Como pastor da Diocese de Guaxupé, ficou conhecido pela simplicidade, pela vida de penitência e pelo carinho com que acolhia sacerdotes, crianças, órfãos, enfermos e todos os que buscavam sua ajuda.
Seu lema episcopal era: “Exiit qui seminat” — “Saiu o semeador a semear”. E assim viveu: semeando fé, esperança e amor por onde passava.
Dom Inácio também teve grande importância na construção e conclusão da Catedral Nossa Senhora das Dores, além de incentivar obras de educação e caridade, como a Casa da Criança.
Faleceu em Guaxupé no dia 29 de maio de 1963, com fama de santidade. Atualmente, encontra-se em processo de beatificação na Igreja Católica, recebendo o título de Servo de Deus.
Que seu exemplo de fé, simplicidade e amor ao próximo continue inspirando toda a nossa Diocese e o povo de Guaxupé. 🙏